sexta-feira, 4 de abril de 2008

Cantaréu,quase três décadas de uma vida..

A Associação Juvenil Cultural e Recreativa “ O Cantaréu” de Vila Real, completa, este mês, 29 anos de vida.
Esta associação que começou apenas como uma “brincadeira”, em Março de 1979, e com um pequeno grupo de crianças, é hoje uma das maiores e mais activas associações do género do país.
O que começou por ser um pequeno grupo folclórico infantil, com cerca de duas dezenas de crianças, é hoje uma associação com mais de duas centenas de elementos activos que se dividem entre o teatro, o folclore, as artes e o desporto.
A companhia de teatro “Pirralhos” foi o primeiro “filho” do Cantaréu e continua hoje, de pedra e cal e cada vez com mais valências. Os Pirralhos fazem teatro desde 1985 e começaram apenas por ser actores, dançarinos e cantores. Hoje desempenham também funções como figurinistas, aderecistas e muitos dão já o seu contributo importante na encenação de cada uma das peças.
A equipa, que actualmente se encarrega da escrita de peças, elaboração de coreografias, escrita de poemas para as canções, publicidade, divulgação e toda a equipa técnica foi já enriquecida com alguns elementos de muito valor que foram “feitos” na escola do Cantaréu e que hoje assumem papel incontornável e preponderante em todo o trabalho com esta companhia e que asseguram assim a continuidade de tudo.
O segundo “filho” do Cantaréu a nascer, foi o Grupo de Dança. Este está já a cargo de uma das dançarinas que começou pequenina e que agora orienta todas as outras, coreografando e ensaiando.
O Grupo Etnográfico, é o “filho” mais novo desta Associação, e, no auge da sua juventude, está cada vez mais activo e continua um trabalho exaustivo de recolha, preservação e divulgação do património etnofolclórico da nossa região.
Paralelamente a estes três grandes grupos, o Cantaréu tem também a sua vertente desportiva e desde sempre teve equipas de futebol de veteranos masculina que têm participado em inúmeros torneios tendo obtido muitas vezes lugares cimeiros na classificação.
Estas são as 4 grandes áreas de trabalho desta associação, mas o Cantaréu é muito mais e desenvolve trabalho na área da música instrumental, do artesanato, dos concursos literários e até da solidariedade.
Nestes 29 anos, fica a certeza de que, o Cantaréu é já um marco na história cultural não só da cidade, não só da região mas de todo o país, e tudo isto porque todo o trabalho foi feito sempre com muito esforço, dedicação e acima de tudo muita seriedade. Fica ainda, o orgulho de reconhecer que meia dúzia de pessoas que começaram este sonho, são hoje já centenas que se entregam de alma e coração a todas as organizações constituindo uma equipa jovem, empreendedora e crente que é este o caminho certo para uma sociedade mais justa, unida e solidária.
Fica a promessa de um vasto programa de festejos de 30 anos que irá começar em Outubro deste ano e só terminará em Julho de 2009, programa este que irá ocupar os dez meses de festejos e que terá como principal alvo, o público que estes anos todos tanto acarinhou o trabalho do Cantaréu

1 comentário:

Anónimo disse...

Cantaréu há 30 anos
Agora e para todo o sempre,
Nunca nos separamos.
Toda esta amizade transparente...
A vida tem muitas coisas;
Recordações para lembrar
É a amizade que nos traz vontade de continuar
U é a última letra
desta palavra que termina
só não termina esta amizade
que vamos guardar para a vida!

Bárbara Taveira