sexta-feira, 21 de dezembro de 2007

Pirralhos brilham No Olimpo

No passado dia 9, os Pirralhos estrearam no Teatro de Vila Real, a peça “No Olimpo”.
Quarenta e seis actores desde os 3 aos 16 anos estiveram impecáveis ao vestir a pele dos Deuses do Olimpo, as Musas, as Ninfas e as Vespas.
Um cenário em branco e dourado, reportou-nos ao Olimpo onde a Afrodite penteava os seus lindos cabelos, Apolo se preparava para os próximos jogos Olímpicos, Orfeu tocava a sua lira, as Moiras decidiam o destino de cada um, as Hespérides guardavam a árvore das maçãs de ouro, as musas cantavam e dançavam, Hermes, o mensageiro dos Deuses anotava tudo, Hipnos, o deus do sono, dormia e Zeus, sentado no seu trono comandava tudo.
O Olimpo estava em paz como sempre, e assim poderia continuar, não fosse a notícia trazida por Hermes de que o mundo iria acabar. O Olimpo ficou de “pernas para o ar”e nem Hades, o deus das profundezas do Inferno, gostou muito da ideia de ter o seu espaço invadido por milhões e milhões de pessoas.
No final percebe-se que tudo não passou de uma terrível confusão de Hermes que, apesar de por vontade das três fúrias de castigá-lo, é perdoado pois todos têm direito a uma segunda oportunidade.
Quem pôde assistir a este espectáculo saiu daquela sala com os olhos e a alma cheia com a alegria contagiante dos 46 artistas, que embora de “palmo e meio” mostram muito profissionalismo e qualidade.

sexta-feira, 16 de novembro de 2007

Nova estreia dos Pirralhos-No Olimpo

A companhia de teatro “Pirralhos” vai estar no Olimpo no próximo dia 9 de Dezembro.
Esta companhia, pertencente à Associação Juvenil “O Cantaréu”, de Vila Real, está prestes a completar 29 anos de vida e de um trabalho ininterrupto. Tem no seu historial mais de 4 dezenas de peças inéditas e é composto por 46 crianças e jovens dos 3 aos 17 anos.
É um grupo de características únicas no país e tem uma vasta equipa que faz a escrita dos guiões, as coreografias das danças, os poemas das canções, o desenho dos figurinos, a elaboração de adereços e cenários e a encenação das peças.
Esta vai ser a estreia de mais uma peça onde os 46 Pirralhos vão vestir a pele dos deuses do Olimpo e protagonizar uma história passada naquele paraíso onde pouco mais se faz do que beber o néctar e comer ambrósia.
Todos vivem em paz e harmonia até à chegada da notícia de que o mundo irá acabar.
Esta notícia cai que nem uma bomba e os deuses não vêem com bons olhos a invasão de milhões de pessoas de um dia para o outro.
Quem se deslocar ao Teatro de Vila Real, no dia 9 de Dezembro pelas 15 horas poderá ver ao vivo os mais conhecidos deuses do Olimpo: Zeus (o deus dos deuses); Afrodite (deusa do amor); as 3 Moiras ( tecem o fio da vida de todos nós, decidem o nosso destino e cortam esse mesmo fio quando muito bem entendem); Clóris (deusa das flores); Deméter (a deusa das colheitas); as 3 Erínias (deusas da vingança, do ciúme e da raiva); As Hespérides( 3 guardiãs de uma árvore que produz maçãs douradas); As Horas( 3 deusas das estações da Primavera, Verão e Inverno); Íris (deusa do arco-íris-ligação entre os deuses e os mortais); as 9 Musas (companheiras de Apolo); as Ninfas ( (semi-deusas); Hades (Rei do mundo subterrâneo); Apolo (deus com qualidades atléticas, ganhou os primeiros jogos Olímpicos); Hermes (Mensageiro dos Deuses); Aristeu( protector dos rebanhos); Posseidon (deus do mar); Orfeu (deus da música); Hipnos (deus do sono) e ainda uma praga de vespas.
Esta vai ser uma história cheia de magia que vai encantar todos os que no dia 9 decidirem transportar-se até ao Olimpo.Os bilhetes estão já à venda na bilheteira do Teatro de Vila Real